terça-feira, março 19, 2024

03/19/2024-12:35-Lisboa

   


Ando a ler este pequeno livro, adquirido nas redes Pingo Doce, Preconceito e Descriminação em Portugal, um ensaio do Dr. Rui Costa Lopes, ainda é cedo para comentar.

 A ideia de diário, também não era comentar politica mas é difícil contornar essa coisa.

O problema maior, é nem poder dizer que o difícil de contornar essa coisa, reside no facto de se fazer sentir nos nossos movimentos e gestos diários, seria até algo bom, não fosse essa coisa algo completamente alheia a política.

Essa coisa, existe num contexto e formato, sem qualquer afinidade com política, a que há anos vou chamando Esquema corrupto, a funcionar por acordo tácito com a sociedade, pelo menos com individualidades ou grupos mais influentes.

Agora, é o momento de esclarecer que esta ideia que formei, nasceu fundamentada na minha experiência portuguesa.

Viver uma vida inserido num determinado contexto sociopolítico por desgaste erosivo, é natural que se tenha dificuldade e discernimento para entender mas principalmente criticar.

Nascido em África, descendente de portugueses, a viver plenamente em Portugal desde 1995, não me dá apenas a experiência e conhecimento desta realidade, apenar por esses anos, mantive-me sempre por dentro. O que decidi ir expondo por aqui, no fundo, não deixa de já estar divulgado por aí em pequenos textos, agora decido apresentar a ideia em bloco.

Em simultâneo, penso igualmente ir dando conta do que ando a ler. 

Sem comentários: