quinta-feira, junho 30, 2022

Tributo a António Jacinto


MÃE

                                                        Olha mãe

                                                        Fui tão bom filho teu

                                                        Como desta terra minha

                                                                                Procuro sem te ver

                                                        Como o sonho que morreu

                                                                                E hoje a saber

                                                                                Não sinto coração

                                                          Apenas este peso em cima


                                                           Empurrando-me para o chão

O. O. Luanda, 27/02/1996




Tributo a António Jacinto


                      Um grito de ave

                                Estridente

                                Agudo

                                    Agonizante

                                E Cristalino

                                Impressionante

                       Atravessou o mato virgem

                       Chegou até mim

                                Entre cacimbo

                                Que já não lhe sei

                                Ou orvalho

                  Um aviso

                       Para decifrar

                       Aviso sem fim

                             Grito com mensagem

                       Agora

                       Decifrar

                       Aquele grito dilacerante de ave

                       Do meu mato chegado


                  Décadas passadas
                       O grito continuou

                  Fazendo eco em mim

                       Porque sou eu

                  Também já não é grito

                                     Nem canto de ave

                  É um brado profundo

                                      De revolta


                  Metade de mim

                                  Contra metade de mim

                       Contra todos

 

O.O. 05/08/1991-01:30 – Luanda (à luz da vela)


Sem comentários: